zzzzzzzzz

 

 

Reportagem exclusiva

 para a TV Globo:

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Reportagem concedida a Mega Tv no programa Edição Saúde sobre como se proteger contra os insetos colocando tela mosquiteiro nas janelas e portas, confira no video ao lado.

Conteúdo informativo do video:
Com alguns cuidados você pode evitar levar uma picada ou ferroada: Colocar telas mosquiteiros nas janelas e portas das residências principalmente naqueles locais de incidência da presença de mosquitos ou de algum outro inseto que venha a provocar picadas.

Os insetos não costumam facilitar a vida nem dos médicos quando é preciso descobrir quem foi que picou. Para um leigo não é tão simples fazer a identificação de um inseto, alguns possuem tamanhos de milímetros e identificar visualmente uma determinada espécie nociva de outra não é tão fácil assim, em algumas situações isto é trabalho para especialistas. O diagnóstico é feito mais pela clinica, você vê a característica da lesão e diz: isto foi uma picada de inseto.  Agora qual é o inseto? já fica mais difícil de definir.
Pelo menos as reações provocadas pelas picadas permitem que os médicos saibam se o inseto tem ou não algum tipo de veneno.

Reações de insetos sugadores: lesão avermelhada que tem um pontinho no centro como se fosse uma goticolasinha de água, quando coça essa lesão, estoura essa bolinha d’agua, depois aparece os sintomas clínicos: começa febre, cefaleia que é a dor de cabeça, dores nas articulações, falta de apetite e algumas doenças começam a se caracterizar as vezes por amarelão na pele, amarelão nos olhos, então pensamos mais em febre amarela. Quando começam a aparece “petecas” pequenas manchas na pele pode se pensar em dengue ou quando tem dengue hemorrágica começar a ter hemorragia pelo nariz pela boca.

Os insetos que possuem veneno normalmente não transmitem doença pelas picadas o grande problema são as reações alérgicas, onde uma pessoa com um grau de sensibilidade maior pode vir a ter algumas reações alérgicas severas e em casos estremos chegando até a óbito. Para os insetos de veneno como as abelhas, vespas e formigas o paciente tem uma serie de reações generalizadas que é reação toxica.

A dor, que é uma característica do inseto de veneno, inchaço de lábios, olhos, o famoso e temível edema de glote e até a própria morte. As abelhas quando realiza a picada ela acaba perdendo esse ferrão, ele vai ficar preso na pele do indivíduo e ao tentar soltar o ferrão ela acaba perdendo todo conteúdo abdominal e na sequencia ela vai morrer, porém neste ato de tentar soltar o ferrão ela também libera feromônios que vão atrair outras abelhas e todas elas vão picar aquele indivíduo.
Já o ferrão da vespa é liso e não se prende a pele, por isto, ela pode ferroar varias vezes, inclusive a mesma pessoa. As vespas tem um potencial de inoculação do veneno muito maior do que as abelhas por ter a capacidade de picar varias vezes seguidas.
A reação às picadas de vespas, marimbondos, abelhas e até formigas pode produzir choque anafilático que causa dilatação nas veias do pescoço e obstrução respiratória podendo levar a morte. Com alguns cuidados você pode evitar levar uma picada ou ferroada:  Perfume floral, a tendência é atrair o inseto de veneno. Aquelas pessoas que costumam fazer trilhas e caminhadas em áreas de mata não ir de bermuda, de shorts, não utilizar camisetas de manga curta, camisetas regatas e principalmente não adotar cores que possam atrair estes insetos, como o amarelo, o vermelho que são cores que os insetos acabam tendo uma predileção. Roupas muito estampada e florida atrairiam os insetos do tipo abelhas e vespas.

Telar as janelas e portas das residências principalmente naqueles locais de alta incidência da presença de mosquitos ou de algum outro inseto que venha a provocar picadas. Não deixar as portas e janelas abertas à noite. A utilização de alguns tratamentos químicos que são os saches, aqueles repelentes de tomadas. Pacientes asmáticos há contra indicação de usar repelentes elétricos, não tendo esta contra indicação, pode usar estes repelentes elétricos dentro do ambiente da casa e o uso de repelentes no próprio pacientes.  Alguns aerossóis também tem um bom resultado, mas é extremamente importante lembrar que estes produtos são químicos e se não forem utilizados da forma adequada eles podem sim trazer um prejuízo a saúde humana. Educar a ter higiene, um cuidado básico é aparar bem as unhas, por que como as crianças tem o habito de coçar até ferir a pele, com a unha mais comprida, nesta ferida, poderia abrir uma porta de entrada pra bactérias e ai sim haver infecção secundaria naquela lesão.

Ter cuidados com medicação própria e saber procurar um médico, um posto de saúde quando sente que a coisa não está normal daquilo que se passa. Evitar água acumulada para não ter problemas com o mosquito da dengue, se vai tomar um banho de cachoeira, não no período da manha ou no final da tarde, pois são os períodos mais propícios para presença do borrachudo. E é justamente nesta época do ano que estamos mais suscetíveis as picadas de insetos, então os cuidados devem ser redobrados, geralmente é mais no verão porque aumenta a temperatura e as pessoas se expõe mais, usam menos roupa, ficam mais expostas. Usem tela mosquiteiro em janelas e portas, grifo nosso.




 

 

 

 

 

 


 

mega tv tela mosquiteiro

video player






Porta tela mosquiteiro







mosquiteiro







porta-tela-mosquiteiro
























Mapa do site:

Home | Tela mosquiteira para janela | Tela contra inseto para porta | Telas mosquiteiras recolhível | Porque tela de proteção contra insetos? | Mosquito | Tela velcro |

Colocação e instalação telas | Mosquiteiro para janela | Clientes da Alumin mosquiteiros | Detalhe das telas mosqueteiros | Conheça a tela proteção contra inseto | Reportagem sobre mosquiteiro para pernilongo | Legislação tela de proteção anvisa | Contato para orçamento mosquiteiro | Telas